O que é Rotary

 

 

 

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertencem a mais de 32.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e territórios. Rotary é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.  
 
Cada Rotary Club tem autonomia administrativa e operacional, com seus sócios, Presidente e Conselho Diretor, e realizam ações cada um em sua área geográfica. Todos os clubes são membros do Rotary International, formando uma única e grande organização global. Por razões administrativas os Rotary Clubs são agrupados em Distritos, sendo o Distrito dirigido por um "Governador" (este é o Distrito 4420, que reúne 76 clubes, abrangendo a região sul da cidade de São Paulo, o ABC e parte do litoral paulista). 
 
O quadro social de cada Rotary Club representa corte transversal da respectiva comunidade, reunindo pessoas de diferentes profissões. No mundo inteiro, Rotary Clubs reúnem-se semanalmente, sem vínculos políticos ou religiosos, estando abertos a todas as culturas, raças e credos. 
 
 
O que faz um Rotary Club? 
 
O lema Dar de Si Antes de Pensar em Si reflete o principal objetivo do Rotary na comunidade, no local de trabalho e no mundo. Rotarianos desenvolvem projetos comunitários de prestação de serviços com o intuito de aliviar as carências mais graves. Além disso, apóiam a profissionalização; programas para jovens; oportunidades educacionais e intercâmbios no exterior para estudantes, professores e outros profissionais. Algumas das áreas de atuação do Rotary são: 
 
Erradicação da pólio: 
 
Em 1985, rotarianos resolveram lutar por um mundo livre da pólio. A campanha pela erradicação dessa doença tornou-se, em um prazo de 20 anos, o maior apoio do setor privado a uma iniciativa global de saúde.  
•Rotary já doou US$500 milhões e incontáveis horas de trabalho voluntário para ajudar na imunização de quase dois bilhões de crianças no mundo.  
•Atualmente, existem apenas algumas centenas de casos de pólio, o que representa uma redução de 99,8% desde 1988, quando a doença paralisava mais de 350.000 crianças por ano. 
 
Educação internacional: 
 
Rotary é a maior fonte de recursos privados a patrocinar bolsas de estudos. A cada ano, cerca de 1.000 universitários recebem bolsas para estudar no exterior. Rotary Clubs promovem também programas de intercâmbio voltados a alunos do segundo grau, enviando ao exterior cerca de 8.000 estudantes por períodos de três meses a um ano. 
 
Paz: 
 
Com o objetivo de educar futuros embaixadores e emissários da paz, foram recentemente criados os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos em sete universidades de renome. O programa proporciona educação em nível de mestrado na área de resolução de conflitos a setenta bolsistas por ano. 
 
Alfabetização: 
 
Rotary Clubs estão engajados internacional-mente na luta contra o analfabetismo. Destaca-se, como exemplo, um projeto na Tailândia que reduziu consideravelmente o nível de reprovação escolar e foi adotado nacionalmente pelo governo do país. 
 
 

SAIBA MAIS: