Panóplias e bandeiras - Qual a posição das bandeiras?

22/07/2016 13:12

Pergunta respondida pelo companheiro Abílio

PANÓPLIA - DEFINIÇÃO

substantivo feminino

1. mil-  na Idade Média, armadura completa de cavaleiro europeu.

2. p.ext.- coleção de armas exibida em parede ou painel com finalidades decorativas

De maneira análoga, na Idade Média, o termo foi aplicado à armadura dos cavaleiros europeus. por extensão de sentido, a palavra também é utilizada para definir uma coleção de armas ou de objetos de ordem diversa, no caso do Roraty é o nome usado do local onde são colocadas das bandeiras nas reuniões.

A panóplia não deve faltar nas reuniões rotárias e deverá estar sempre presente à direita de quem, da mesa da presidência, olha para o público. O diretor de protocolo deverá dispensar muitos cuidados com a mesma, evitando o desleixo com um dos símbolos máximos de nossa nação.

POSIÇÃO DAS BANDEIRAS NA PANÓPLIA

Apesar de contribuírem para ornamentar um ambiente e sugerir credibilidade ao evento, as bandeiras não são simples objetos decorativos, mas símbolos oficiais que devem ser respeitados e seu uso, conservação e localização devem seguir leis e normas protocolares internacionais.

Apesar do assunto não ser complicado, como a disposição das bandeiras não costuma receber a atenção que é dispensada a outros elementos de uma cerimônia, torna-se fácil errar. Aliás, a disposição de bandeiras em uma solenidade deveria ser um dos elementos com menor incidência de equívocos, uma vez que existem dispositivos legais que regulamentam o assunto.

Nenhuma bandeira deverá estar em posição mais elevada ou recebendo maior destaque que a Bandeira Nacional. Em relação às demais, as normas apresentadas nesta e nas próximas páginas devem ser adotadas. Considere sempre a expressão à direita o lado direito de quem olha a plateia a partir da mesa da presidência.

PANÓPLIA COM NÚMERO IMPAR DE BANDEIRAS

Neste caso teremos sempre a Bandeira Nacional no centro da panóplia. As demais serão dispostas por ordem de importância. Devemos considerar que os lugares pares estarão à direita e os ímpares à esquerda. Protocolarmente, a segunda bandeira mais importante estará no lugar número 2, a terceira mais importante no lugar número 3 e assim por diante.

EXEMPLOS COM BANDEIRAS DE OUTROS PAÍSES

REUNIÕES REALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Nestes casos devemos seguir os protocolos, nacional e estadual.  Após a Bandeira Nacional virá, no lugar número 2, uma bandeira internacional (por exemplo, na visita do Presidente do Rotary International, a do país do Presidente do RI). A seguir, no lugar número 3, a do estado (muita atenção!).  Na sequência as bandeiras dos demais países em ordem alfabética no nosso idioma. Por fim a do clube rotário. Havendo bandeira do município ela será colocada antes da bandeira do Rotary Club.

EXEMPLOS COM A BANDEIRA DA ONU – REUNIÕES RALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

De acordo com os cerimoniais do Governo do Estado de São Paulo e outros, a bandeira da ONU, por ser uma organização que congrega as nações de todo mundo, pode ser utilizada como a primeira bandeira internacional a ser introduzida na panóplia.  As bandeiras dos demais países virão por ordem alfabética em nosso idioma. No caso de haver país visitante este terá prioridade. Se um Rotary Club não possuir a bandeira do país que está representado na sua reunião poderá utilizar a bandeira da ONU em seu lugar.

PANÓPLIA COM NÚMERO PAR DE BANDEIRAS

Neste caso definimos virtualmente o centro da panóplia e imediatamente à direita deste centro, hasteamos a Bandeira do Brasil em posição mais elevada. A segunda bandeira mais importante virá à esquerda deste centro virtual. A terceira bandeira virá à direita da do Brasil e assim por diante.

EXEMPLOS COM NÚMERO PAR DE BANDEIRAS

REUNIÕES RALIZADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

PANÓPLIA COM BANDEIRAS DE VÁRIOS ROTARY CLUBS

Se mais de um Rotary Club for o anfitrião de um evento rotário a precedência será do mais antigo.

PANÓPLIA COM BANDEIRAS ESTADUAIS

Com bandeiras de vários estados devemos colocar a do estado anfitrião no lugar número 2. Os demais estados serão posicionados na sequência obedecendo-se o critério de preferência por ordem cronológica de criação. Se forem incluídas, as bandeiras de países virão em ordem alfabética após a bandeira do estado anfitrião, exceto quanto houver um representante de determinado país presente – neste caso utilizar a bandeira daquele país ou da ONU.

ORDEM DE PRECEDÊNCIA DE ACORDO COM A DATA DA CRIAÇÃO

1) Bahia; 2) Rio de Janeiro; 3) Maranhão; 4) Pará; 5) Pernambuco; 6) São Paulo; 7) Minas Gerais; 8) Goiás; 9) Mato Grosso; 10) Rio Grande do Sul; 11) Ceará; 12) Paraíba; 13) Espírito Santo; 14) Piauí; 15) Rio Grande do Norte; 16) Santa Catarina; 17) Alagoas; 18) Sergipe; 19) Amazonas; 20) Paraná; 21) Acre; 22) Mato Grosso do Sul; 23) Distrito Federal; 24) Amapá; 25) Rondônia; 26) Roraima; 27)Tocantins.

EXEMPLOS COM BANDEIRAS ESTADUAIS