09/05/2013 - HOSPITAL MUNICIPAL RECEBE DOAÇÃO DE MAMÓGRAFO QUE REALIZA 6 MIL EXAMES POR ANO

09/05/2013 11:15

Rotary Club entrega equipamento avaliado em R$ 150 mil

A Fundação Rotária Internacional, por intermédio do Rotary Club  Cubatão Jardim Casqueiro, doou ao Hospital Municipal um mamógrafo avaliado em cerca de R$ 150 mil. O equipamento possibilitará a realização de 6 mil exames anuais, o que equivale ao aumento em 25% do número desse tipo de procedimento na Cidade.

A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (8), no auditório do hospital, com a participação da prefeita Marcia Rosa; do governador do distrito 4.420, Marco Luiz Zanardo; e do presidente do Rotary Club Jardim Casqueiro, José Maurício Vieira da Silva, dentre outras autoridades. O evento foi transmitido ao vivo, pela internet, para rotarianos de três clubes localizados em Houston (Texas, Estados Unidos), responsáveis pelo investimento.

"O equipamento está instalado e a equipe treinada. Já pode realizar exames", afirmou José Maurício Silva, ao lado da bolsista do Rotary, Isis Mejías, de 27 anos. Engenheira química, Isis, que atualmente cursa doutorado em engenharia ambiental na Universidade de São Paulo (USP), na Capital, estabeleceu o contato com os clubes de Houston, onde vive há dez anos, viabilizando a doação dos recursos necessários à aquisição do aparelho.

"A partir de um simples gesto, percebi que poderia ajudar muitas mulheres que necessitam realizar esse exame, tão importante para a prevenção do câncer de mama", afirmou Isis, que nasceu na Venezuela e desde fevereiro do ano passado estuda no Brasil.

A prefeita Marcia Rosa agradeceu a doação do equipamento e frisou que mais de 60% dos moradores da cidade, o equivalente a 60 mil pessoas, dependem exclusivamente da estrutura pública de saúde. "Cubatão é uma cidade rica, mas tem carências sociais enormes. Esse equipamento substitui um mamógrafo de 1999. Cerca de 8 mil mulheres devem ser beneficiadas diretamente".

Também compareceram à solenidade, vereadores, secretários municipais e rotarianos da cidade e região, além de funcionários do Hospital Municipal.

20130508-Saude-mamografo-doação-MCJ

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702