29/03/2014 - PARCERIA ENTRE PREFEITURA E ROTARY VIABILIZA NOVA CENTRÍFUGA PARA BANCO DE SANGUE DO HMC
Equipamento já está em funcionamento, trazendo agilidade nos processos de captação e transfusão de sangue
O Hospital Municipal Luiz Camargo da Fonseca e Silva (HMC) recebeu a visita de representantes do Rotary Clube de São Paulo e do Jardim Casqueiro no final da tarde de quinta-feira (27/03). Os dirigentes vieram ver de perto o funcionamento de uma nova centrífuga que está sendo utilizada no banco de sangue da unidade. O equipamento é fruto de uma parceria do Rotary com a Pró Saúde, gestora do Hospital, e com a Prefeitura de Cubatão.
A visita também simboliza a entrega oficial do produto, que melhora e amplia o sistema de saúde público de Cubatão, um dos mais completos do País.
O equipamento Inbras Imunohemato, em funcionamento na unidade desde fevereiro deste ano, é considerado de última geração e já está possibilitando a ampliação do atendimento do Banco de Sangue, trazendo ''mais segurança no processo e mais agilidade na coleta, com ganhos na qualidade do resultado'', conforme explica Leandro Batista Firme, diretor-geral da Pró-Saúde. "Essa centrífuga representa um diferencial para o atendimento de emergência, pela sua funcionalidade e extrema necessidade", completa o médico Marcelo Nardelli Dinis, diretor técnico do HMC. Os dois, mais o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência de Cubatão, João Marco Pires Correa, receberam José Joaquim do Amaral Ferreira, Governador do Distrito 4420 do Rotary São Paulo, e André Pereira, presidente do Rotary Casqueiro, de Cubatão.
O governador rotariano e sua comitiva visitaram algumas instalações do hospital, como a Brinquedoteca, e conferiram o funcionamento do mamógrafo, também viabilizado pelo Rotary, em operação desde março de 2013. "Esta foi outra parceria bem sucedida, feita com a Fundação Rotariana Internacional, distrito 5890, Texas, nos Estados Unidos. Ficamos felizes em destinar projetos para a Prefeitura de Cubatão, pela satisfação de vermos os equipamentos em pleno uso e saber que a população está sendo assistida", destaca Joaquim.
Satisfação - "Digo isso porque, muitas vezes, não conseguimos por em prática projetos deste tipo justamente por não encontrar respaldo na parceria. E Cubatão sempre nos dá a sensação do dever cumprido. Vimos que valeu a pena acreditar nestes projetos", completou o dirigente, tendo a fala endossada pelo representante do Rotary Casqueiro, que teve importante papel na condução e conclusão da parceria com o Hospital Municipal de Cubatão.
Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação